″Qualquer entidade portuguesa que trabalhe com a China deve entrar os olhos bem abertos″

Malaysia News News

″Qualquer entidade portuguesa que trabalhe com a China deve entrar os olhos bem abertos″
Malaysia Latest News,Malaysia Headlines
  • 📰 dntwit
  • ⏱ Reading Time:
  • 115 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 49%
  • Publisher: 91%

Emily S. Weinstein é investigadora do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown, especializada na concorrência tecnológica EUA-China. Esteve em Portugal para duas conferências e revela que a sua 'maior preocupação em relação a Portugal' é o potencial interesse estratégico da China no lítio portugês. 'Não dizemos que tudo na China é mau, mas que algumas coisas têm mais riscos que outras', adverte.

Podem publicar o que quiserem, por exemplo, sobre mísseis hipersónicos, mas isso não quer dizer que tenham a capacidade de os construir.

O que é de assinalar é que isto deve servir como uma chamada e atenção sobre a China estar realmente empenhada em aumentar a sua capacidade em muitas destas áreas tecnológicas. Vimos a China a instalar-se, a começar a controlar partes específicas da cadeia de abastecimento, como foram os painéis solares, e agora dominam. Não há forma de a derrubar, não há alternativa às companhias chinesas.

O timing da descoberta do balão - poucas horas antes de o Secretário de Estado Antony Blinken dever viajar para a China - foi uma infelicidade. No entanto, penso que o timing não foi intencional; penso que se resume, provavelmente, a uma falha de comunicação com a burocracia do governo chinês. A China está de facto a alcançar países tecnologicamente mais avançados em todo o mundo, mas ainda não nos alcançaram. Um relatório de um antigo colega meu do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown analisa este assunto no contexto da investigação da Inteligência Artificial.

Apesar de todos os alertas, muitas pessoas no ocidente continuam a preferir equipamentos chineses, como os telemóveis, ou redes sociais como o TikTok. Qual a sua explicação? A China fornece todo o equipamento , software, manutenção, de uma só vez. Ninguém no mundo consegue fazer isso. Se num concurso aparecer uma companhia chinesa que tem tudo o que se precisa e do outro lado estiverem várias empresas, cada uma com a sua especialidade, não é difícil saber para onde tende a escolha.

Mas a China tem noção das suas fraquezas e ter essa noção sobre si próprio acaba por ser uma força. Nos EUA, muitas vezes, só reconhecemos as fraquezas quando é tarde de mais. Com a pandemia apercebemo-nos do quanto estávamos tão dependentes da China. E a China sabia bem que dominava. Nesse sentido, fazer as coisas em conjunto com aliados que pensam da mesma maneira pode tornar as coisas mais fáceis e potencialmente mais exequíveis. No entanto, este processo levará tempo e não acontecerá da noite para o dia.

We have summarized this news so that you can read it quickly. If you are interested in the news, you can read the full text here. Read more:

dntwit /  🏆 1. in PT

Malaysia Latest News, Malaysia Headlines

Similar News:You can also read news stories similar to this one that we have collected from other news sources.

Banco de Portugal alerta para cinco contas do Facebook sem autorização para conceder créditosBanco de Portugal alerta para cinco contas do Facebook sem autorização para conceder créditos“Não estão na presente data, nem nunca estiveram habilitadas a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.”
Read more »

Filipe Ramos divulgou lista de convocados para a Ronda de EliteFilipe Ramos divulgou lista de convocados para a Ronda de EliteSub17 - Filipe Ramos divulgou lista de convocados para a Ronda de Elite
Read more »

Renault Austral é Carro do Ano em PortugalRenault Austral é Carro do Ano em PortugalNo regresso da Renault ao Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023, a marca francesa é a grande vencedora ao conquistar as classes de Híbrido do Ano com o modelo Austral e a classe dedicada aos automóveis 100% elétricos com o Megane E-Tech.
Read more »

Portugal junta-se a países do Norte para alertar contra mais ajudas de EstadoPortugal junta-se a países do Norte para alertar contra mais ajudas de EstadoDocumento conjunto assinado por 14 capitais constitui resposta a França e Alemanha no debate sobre o novo Plano Industrial Verde da União Europeia
Read more »



Render Time: 2025-08-27 14:41:45